Quem Somos Eco Adventure Tour
Se você já ouviu falar sobre a Rota das Emoções, provavelmente também soube sobre a Eco Adventure Tour.
- Um dos criadores da Rota das Emoções
- 4 sedes em 2 estados
- Líder global de Rota das Emoções
- Selo Trevellers Choice do Trip Advisor
- Pontuação de 4,8 no Google Meu Negócio e Facebook
O surgimento da
Eco Adventure Tour
Para entender como a Eco Adventure Tour surgiu é preciso conhecer o seu contexto turístico. No final da década de 90, as regiões dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba já tinham um forte talento para o turismo, mas não estavam desenvolvidas como um produto — Jericoacoara era o destino mais adiantado dos três nesse sentido.
Todos tinham potencialidade e atrativos, mas não existia uma formatação para desenvolver o turismo. Nessa época, a estruturação era pautada nas regionalidades, isto é, focada nas pessoas que viviam no entorno das regiões. Assim, os nativos eram os que mais percebiam e usufruíam da natureza e beleza do local.
Dessa forma, como não havia uma visão clara da potencialidade de unir os três destinos, eles eram visitados individualmente. Não existia uma política turística em nível municipal, governamental ou empresarial para conectá-las.
Foi com o objetivo de preencher essa lacuna que a Eco Adventure Tour surgiu. A empresa foi a primeira que teve interesse e iniciativa para conectar essas cidades. Para isso, lançou os seus primeiros produtos em 1998, em parceria com a Casa Inglesa, que incentivou e mostrou como se montava um roteiro turístico.
Esse mesmo ano foi marcado pelo nascimento dos roteiros e pela comercialização dos primeiros produtos turísticos
Diferenciais
No ano de 1998, poucas empresas tinham sites. Apesar de estar apenas começando, a Eco Adventure já tinha uma estruturação e uma missão.
Assim, enquanto a maioria das empresas não tinham nem página na internet, a Eco Adventure já oferecia pacotes turísticos em seu site. No entanto, a divulgação não era a única preocupação, pois era preciso oferecer também uma estrutura de qualidade para os clientes.
O transporte foi uma das dificuldades iniciais devido ao terreno irregular. Era necessário conectar os três destinos, mesmo sem estrutura adequada para isso. Na época ainda não existiam carros com tração 4X4 disponíveis, e poucas embarcações navegavam pelo Delta. Por isso, foi necessário o investimento inicial de apenas R$ 3,5 mil e a aquisição de um carro importado para realizar o transporte. O veículo foi um dos primeiros automóveis desse tipo ainda no período Collor.
A união da empresa com a Casa Inglesa, responsável pela Ilha do Caju, uma das maiores do Delta do Parnaíba, e a com a hotelaria local foi fundamental para a criação do produto Jeri-Delta-Lençóis, que sete anos depois passou a ser chamado de Rota das Emoções. A venda do roteiro pela internet teve bastante procura, deixando claro a demanda para essa opção turística.
Contudo, o grande diferencial da empresa foi a paixão pelas belezas da região. A promoção desses destinos foi apenas a consequência de um envolvimento natural e afetivo com os locais.
Os desbravadores percorriam os caminhos, encantados,
de forma que foi crescendo o desejo de levar visitantes para a região,
sempre prezando pela qualidade do serviço e pelo respeito com a natureza.
O surgimento da
Rota das Emoções
O produto que antes era chamado de Delta-Jeri-Lençóis ganhou uma nova roupagem em 2005 e recebeu o nome de Rota das Emoções. A nomenclatura nasceu por meio de uma dinâmica, do projeto do Sebrae, realizado por vários empresários.
Após o lançamento, houve um crescimento meteórico no número de vendas, pois praticamente não havia concorrência. Além dos atrativos naturais, a comercialização de pacotes na internet e a associação de parceiros que ofereciam o produto foram os principais motivos para o roteiro turístico ser conhecido em escala nacional e até mesmo internacional.
Detalhes
Nesse momento, você deve estar se perguntando: “Mas, como funciona, de fato, a Rota das Emoções?”. Trata-se de um roteiro turístico que inclui três estados do nordeste brasileiro — Ceará, Piauí e Maranhão. Os principais atrativos são, respectivamente, Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.
Todos eles oferecem opções de lazer e de aventura, com paisagens de tirar o fôlego, emolduradas pelo mar, areia clarinha, dunas e vegetação. Além disso, têm culturas riquíssimas, gastronomia e receptividade impressionantes.
O nome Rota das Emoções não foi escolhido por acaso, pois além de visuais cinematográficos, os visitantes têm a possibilidade de praticar esportes de aventura, como o surf, kitesurf e windsurf, além de contar com muita adrenalina nos passeios off road, feitos na estrada em veículos de luxo, com tração 4X4, buggy ou jardineira, navegando a bordo de um barco, lancha, jangada ou em um clima mais selvagem: a cavalo! Assim, é o espírito aventureiro do turista que guia o roteiro da trip.
Para se ter uma ideia, o sucesso da Rota das Emoções foi tão significativo para a região que em 2009 foi eleito pelo Ministério do Turismo como melhor roteiro turístico do país. E o crescimento não para por aí! O projeto busca se tornar referência em destino sustentável e de integração entre o trabalho das comunidades, valorizando a natureza, a aventura e os esportes.
Destaques
Com a institucionalização, houve um impulso na área de promoção e na divulgação da Rota das Emoções. A articulação entre a Eco Adventure Tour, os governos e as prefeituras foi preponderante para esse crescimento. Além da melhoria do produto e seus respectivos pacotes, a Rota das Emoções também é muito positiva para os 14 municípios envolvidos, visto que promove os destinos constantemente.
Quando se fala da Rota das Emoções, dificilmente a Eco Adventure não é mencionada, tanto pelo ineditismo dos produtos que foram lançados quanto pela referência de qualidade. Trata-se de uma empresa e um serviço turístico que surgiram de maneira simultânea e complementar. O resultado é a satisfação dos turistas e a exaltação do território brasileiro nacional e internacionalmente.
Missão
Prestar serviços com excelência em diversos segmentos e categorias turísticas, buscando diariamente a inovação, a diferenciação e o comprometimento junto a clientes, fornecedores e comunidades, praticando preços justos, sem degradar o meio ambiente e promovendo a inclusão social.
Visão
Manter-se na liderança do mercado como operadora de receptivo na Rota das Emoções, ampliando e diversificando o escopo de atuação daempresa. Prestar serviços que atinjam plenamente as expectativas dos viajantes, tornando suas viagens relevantes como experiência cultural eecológica, obtendo o reconhecimento perante à sociedade, comtambém dos profissionais e demais empresas de turismo, sem jamais perder o foco na sustentabilidade. Focando sempre em tornar a empresa em um dos melhores ambientes de trabalho do Piauí.
Valores
Ética • Paixão • Comprometimento • Criatividade • Determinação • Profissionalismo • Fé